AT confirma buscas a clubes de futebol por suspeitas de crimes fiscais

Em causa estão suspeitas de crimes fiscais relacionados com transferências de jogadores. Estão no terreno mais de uma centena de inspetores da AT, apoiados por 182 militares da GNR.

Notícia

© Global Imagens

Beatriz Vasconcelos
04/03/2020 10:56 ‧ 04/03/2020 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Fisco

A Autoridade Tributária (AT) confirmou, esta quarta-feira, que está a levar a cabo a 'Operação Fora de Jogo' no âmbito da qual está a realizar buscas à SAD de vários clubes de futebol, escritórios de advogados e entre outros endereços domiciliários. Em causa estão suspeitas da prática de atos passíveis de configurar ilícitos criminais de fraude e fraude qualificada

A investigação dura já desde 2015 e foram inspecionados vários negócios relacionados com o futebol. "Os mesmos negócios terão visado ocultar ou obstaculizar a identificação dos reais beneficiários finais dos rendimentos subtraindo-os, por estas vias, ao cumprimento das obrigações declarativas e subsequente tributação devida em Portugal", refere a AT.   

Estão assim a ser cumpridos 76 mandados de busca, sendo 40 mandados de busca domiciliária e cinco mandados de busca a escritório de advogados levados a cabo por cerca de 102 inspetores da AT, com o apoio operacional de 182 militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR, de acordo com um comunicado emitido pelo Fisco. 

"Os factos sob investigação e que motivaram a instauração dos processos em causa, tiveram origem em diversos procedimentos de inspeção levados a cabo desde o ano 2015 pela Autoridade Tributária e Aduaneira, e por esta impulsionados, com base na informação disponível internamente, no âmbito de negócios relacionados com o universo do futebol profissional

Apesar de o Fisco não confirmar qualquer entidade visada, dois canais de televisão detalharam que a operação decorre na SAD do FC Porto, do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting. Entre os alvos de buscas estarão também os escritórios da Gestifute, que pertence ao empresário Jorge Mendes, e as sociedades de advogados envolvidas na defesa dos jogadores. 

A AT remete para mais tarde um balanço da operação.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas