Até ao início deste domingo, um total de 102.708 trabalhadores independentes candidataram-se ao apoio extraordinário à redução da atividade económica, na sequênica da crise pandémica originada pelo novo coronavírus, anunciou o ministério tutelado por Ana Mendes Godinho.
A mesma nota sublinha que o formulário para aceder a este apoio foi disponibilizado no passado dia 1 de abril, tendo recebido mais de 100 mil candidaturas no espaço de pouco mais de quatro dias.
Este apoio excecional, recorda o Governo, foi criado no contexto da pandemia da Covid-19, "garantindo um mecanismo extraordinário de apoio que não existia e que deixava desprotegidos estes trabalhadores".
Paralelamente, de acordo com a tutela, registou-se um total de 17.397 trabalhadores independentes a recorrer à medida excecional de apoio à família, no seguimento da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela DGS, registaram-se 295 mortes, mais 29 do que na véspera (+11%), e 11.278 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 754 em relação a sexta-feira (+7,2%).
Dos infetados, 1.084 estão internados, 267 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 75 doentes que já recuperaram.