A pandemia tornou o teletrabalho numa realidade mais presente e agora a grande maioria dos portugueses prefere mesmo alternar o trabalho à distância com o trabalho na empresa quando for possível voltar à normalidade. Seja como for, há um conjunto de ferramentas que podem ajudar (e facilitar).
Com grande parte das empresas a adotar o teletrabalho como regime de funcionamento, numa altura em que se evita a propagação do novo coronavírus, o Governo publicou um conjunto de ferramentas que podem ser úteis para o sucesso do teletrabalho. Pode consultar aqui.
Algumas delas são mais conhecidas, outras menos, mas no fundo são "diversas soluções tecnológicas para cidadãos, empresas, escolas e outras organizações, que ajudarão a implementar rotinas de teletrabalho neste período", refere o executivo.
Segundo um estudo realizado pela JLL em Portugal, 95% dos portugueses quer continuar a trabalhar a partir de casa pelo menos um dia por semana. Dois a três dias é considerada a dose ideal, sendo uma opção indicada por 57% dos inquiridos.
Apesar de até aqui o teletrabalho não ser habitual na vida da maioria dos profissionais (66% não trabalhava remotamente), e, não obstante a sua repentina implementação devido à pandemia de Covid-19, este regime está a ser muito bem aceite pelos portugueses e há uma clara vontade de o manter no futuro, salienta o estudo realizado pela JLL nas últimas semanas junto dos profissionais portugueses.