A sucursal do Novo Banco em Espanha prepara-se para ser vendida nos próximos meses, avança o El Confidencial, esta quarta-feira. Citando fontes financeiras, o jornal espanhol escreve que o Lone Star terá colocado à venda o negócio do banco na vizinha Espanha, de modo a compensar a injeção que o Estado português fez na instituição.
Ao que indica o mesmo jornal, a decisão já terá sido comunicada aos funcionários da instituição em Espanha "nos últimos dias".
Fontes consultadas pelo El Confidencial indicaram ainda que o Novo Banco já terá entrado em contacto com bancos de investimento para dar andamento ao processo.
Isto acontece poucos dias depois de o Estado português ter injetado 850 milhões de euros no Fundo de Resolução, para depois serem aplicados na instituição, o que gerou uma "tempestade política", descreve o jornal espanhol.
Os 850 milhões de euros foram transferidos para o Fundo de Resolução sob a forma de um empréstimo, que injetou 1.037 milhões de euro no Novo Banco. O dinheiro destina-se a compor as contas do Novo Banco de 2019.