"A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato", adiantou, em nota o banco.
A medida determina que os cartões Visa e Mastercard, que viabilizavam estas operações financeiras, suspendam esta função.
"O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB, nomeadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados", refere o texto.
Em nota citada pelo portal G1, o WhatsApp informou que o "objetivo é fornecer pagamentos digitais para todos os utilizadores do WhatsApp no Brasil, com um modelo aberto e trabalhando com parceiros locais e o Banco Central".
O WhatsApp, empresa controlada pelo Facebook, anunciou na semana passada que o Brasil seria o primeiro país a receber uma atualização da aplicação que permitiria envio e recebimento de dinheiro, além de pagamentos por produtos e serviços para contas do WhatsApp Business.
Os pagamentos aconteceriam dentro de uma função chamada Facebook Pay, resultante de uma parceria com a Visa, que usaria os dados de cartão em todas as aplicações da empresa.
O Brasil foi escolhido para iniciar o serviço porque possui a segunda maior comunidade de clientes do WhatsApp no mundo, com mais de 120 milhões de utilizadores, superado apenas pela Índia.