Combustíveis. Gasolina já subiu 14 cêntimos desde maio. E o gasóleo?
Os preços dos combustíveis baixaram durante o confinamento, mas a tendência de crescimento já é notória.
© iStock
Economia Combustíveis
Em março, mês em que a pandemia do novo coronavírus chegou a Portugal, o preço dos combustíveis ia baixando, em virtude dos desenvolvimentos nos mercados internacionais. Porém, desde que o desconfinamento se iniciou, no início do maio, os preços voltaram a iniciar uma trajetória de recuperação.
De acordo com os cálculos do Notícias ao Minuto, o preço da gasolina simples 95 já subiu 14 cêntimos desde o início de maio, enquanto o gasóleo simples está mais caro quase oito cêntimos desde a mesma altura.
Os cálculos foram feitos com base nas estatísticas da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que mostram que, no dia 4 de maio, os preços médios do gasóleo simples e da gasolina simples 95 em Portugal continental eram de 1,126 euros por litro e 1,237 euros por litro, respetivamente.
Atualmente, os dados mais recentes da DGEG, com data de dia 5 de julho, revelam que os preços médios do gasóleo simples e da gasolina simples 95 rondam os 1,203 euros por litro e 1,379 euros por litro, respetivamente.
Estes valores traduzem-se em aumentos de oito cêntimos no caso do gasóleo simples e de 14 cêntimos no caso da gasolina.
A desvalorização da matéria-prima nos mercados internacionais levou, inclusive, a que o gasóleo fosse vendido por menos de um euro.
Eis os postos de abastecimento mais económicos, de acordo com a DGEG:
Os postos de abastecimento mais económicos para a gasolina e gasóleo© Reprodução do site da Direção-Geral de Energia e Geologia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com