BCE pede que banca não pague dividendos até 2021 (e avisa sobre bónus)

O BCE também enviou uma carta aos bancos a pedir que fossem "extremamente moderados" relativamente aos pagamentos de remuneração variável, ou seja, relativamente aos bónus dos gestores.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
28/07/2020 09:15 ‧ 28/07/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

BCE

O Banco Central Europeu (BCE) prolongou, esta terça-feira, a recomendação que dirigiu aos bancos para que não paguem dividendos nem recomprem ações até ao dia 1 de janeiro de 2021, de acordo com um comunicado emitido pela instituição. 

"Esta recomendação atualizada sobre a distribuição de dividendos permanece temporária e excepcional e visa preservar a capacidade dos bancos de absorver perdas e apoiar a economia neste ambiente de incerteza excepcional", sublinha o BCE

No quarto trimestre deste ano, a instituição liderada por Christine Lagarde fará uma nova avaliação para perceber se esta postura continuará a ser necessária por mais tempo. 

Além disso, o BCE também enviou uma carta aos bancos a pedir que fossem "extremamente moderados" relativamente aos pagamentos de pagamentos de remuneração variável, ou seja, relativamente aos bónus dos gestores.

De recordar que o BCE anunciou em junho um reforço do programa de emergência contra a crise gerada pela pandemia da Covid-19 em 600 mil milhões de euros. Além disso, foi também prolongada vigência do programa até "pelo menos" junho de 2021. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas