O Banco Central Europeu (BCE) prolongou, esta terça-feira, a recomendação que dirigiu aos bancos para que não paguem dividendos nem recomprem ações até ao dia 1 de janeiro de 2021, de acordo com um comunicado emitido pela instituição.
"Esta recomendação atualizada sobre a distribuição de dividendos permanece temporária e excepcional e visa preservar a capacidade dos bancos de absorver perdas e apoiar a economia neste ambiente de incerteza excepcional", sublinha o BCE.
No quarto trimestre deste ano, a instituição liderada por Christine Lagarde fará uma nova avaliação para perceber se esta postura continuará a ser necessária por mais tempo.
Além disso, o BCE também enviou uma carta aos bancos a pedir que fossem "extremamente moderados" relativamente aos pagamentos de pagamentos de remuneração variável, ou seja, relativamente aos bónus dos gestores.
De recordar que o BCE anunciou em junho um reforço do programa de emergência contra a crise gerada pela pandemia da Covid-19 em 600 mil milhões de euros. Além disso, foi também prolongada vigência do programa até "pelo menos" junho de 2021.
We have taken measures to mitigate the risk of simultaneous deleveraging and procyclical behaviour, and we are extending the recommendation on distributions and buybacks until January 2021 https://t.co/IMNbzvZ103 1/4 pic.twitter.com/046RxirDjD
— European Central Bank (@ecb) July 28, 2020