Do apoio de Bruxelas à contingência: Os 5 números relevantes da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
29/08/2020 07:30 ‧ 29/08/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

história da semana

Esta semana ficou marcada por um aumento do número de casos diários de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, sendo que desde quarta-feira que a meta dos 300 casos tem sido ultrapassada. A possibilidade de uma segunda vaga continua em cima da mesa e, por isso, o Governo prepara uma resposta já para entrar em vigor em meados de setembro

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores

  • Portugal registou 401 casos de Covid-19 na sexta-feira, o número mais elevado desde 11 de julho

Esta semana verificou-se um aumento do número de casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. Desde quarta-feira que o balanço diário ultrapassa os 300 casos e na sexta-feira verificou-se o número mais elevado, com 401 infetados.  No total, desde o início da pandemia, Portugal acumula 57.074 infetados e 1.815 óbitos devido à Covid-19.  

  • Bruxelas propõe 5,9 mil milhões para Portugal ao abrigo do SURE

A Comissão Europeia apresentou uma proposta ao Conselho Europeu que prevê o apoio financeiro de 5,9 mil milhões de euros a Portugal, no âmbito do instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência (SURE), anunciou o executivo comunitário.

  • Pandemia agrava défice para 7.853 milhões até julho

O défice das contas públicas portuguesas agravou-se em 7.853 milhões de euros até julho, chegando aos 8.332 milhões de euros, divulgou o Ministério das Finanças. Segundo a tutela, "a execução evidencia os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia e nos serviços públicos também na sequência de adoção de medidas de política de mitigação".

  • Primeira baixa na equipa de Von der Leyen. Comissário europeu do Comércio demite-se

O comissário europeu do Comércio, o irlandês Phil Hogan, apresentou a sua demissão do cargo após ter violado regras de contenção contra a Covid-19, ao ter participado num jantar na Irlanda com mais de 80 pessoas. "Esta noite apresentei a minha demissão como comissário europeu para o Comércio à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen", anunciou Phil Hogan.

  • Todo o país regressa ao Estado de Contingência a partir de 15 de setembro

A partir de 15 de setembro todo o país regressará ao Estado de Contingência, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na quinta-feira. O objetivo desta mudança, explicou, é "preparar o regresso às aulas" e o "regresso de muitos portugueses ao local de trabalho, alguns dos quais depois de terem estado muitos meses em teletrabalho". 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas