Esta semana ficou marcada por um aumento do número de casos diários de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, sendo que desde quarta-feira que a meta dos 300 casos tem sido ultrapassada. A possibilidade de uma segunda vaga continua em cima da mesa e, por isso, o Governo prepara uma resposta já para entrar em vigor em meados de setembro.
Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores.
- Portugal registou 401 casos de Covid-19 na sexta-feira, o número mais elevado desde 11 de julho
Esta semana verificou-se um aumento do número de casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. Desde quarta-feira que o balanço diário ultrapassa os 300 casos e na sexta-feira verificou-se o número mais elevado, com 401 infetados. No total, desde o início da pandemia, Portugal acumula 57.074 infetados e 1.815 óbitos devido à Covid-19.
- Bruxelas propõe 5,9 mil milhões para Portugal ao abrigo do SURE
A Comissão Europeia apresentou uma proposta ao Conselho Europeu que prevê o apoio financeiro de 5,9 mil milhões de euros a Portugal, no âmbito do instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência (SURE), anunciou o executivo comunitário.
- Pandemia agrava défice para 7.853 milhões até julho
O défice das contas públicas portuguesas agravou-se em 7.853 milhões de euros até julho, chegando aos 8.332 milhões de euros, divulgou o Ministério das Finanças. Segundo a tutela, "a execução evidencia os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia e nos serviços públicos também na sequência de adoção de medidas de política de mitigação".
- Primeira baixa na equipa de Von der Leyen. Comissário europeu do Comércio demite-se
O comissário europeu do Comércio, o irlandês Phil Hogan, apresentou a sua demissão do cargo após ter violado regras de contenção contra a Covid-19, ao ter participado num jantar na Irlanda com mais de 80 pessoas. "Esta noite apresentei a minha demissão como comissário europeu para o Comércio à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen", anunciou Phil Hogan.
- Todo o país regressa ao Estado de Contingência a partir de 15 de setembro
A partir de 15 de setembro todo o país regressará ao Estado de Contingência, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na quinta-feira. O objetivo desta mudança, explicou, é "preparar o regresso às aulas" e o "regresso de muitos portugueses ao local de trabalho, alguns dos quais depois de terem estado muitos meses em teletrabalho".