O Governo já tinha mostrado disponibilidade para dar um aumento extraordinário das pensões no próximo ano, mas sem adiantar qualquer valor. O Público noticia, esta quinta-feira, que o montante deverá ser de 10 euros, à semelhança do aumento que foi dado este ano.
O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares anunciou, na semana passada, a disponibilidade para um aumento extraordinário das pensões em agosto de 2021 e para um aumento do salário mínimo em linha com a média dos últimos quatro anos.
As posições do Governo foram adiantadas por Duarte Cordeiro, que admitiu que "têm existido avanços concretos" nas negociações entre o Governo e os parceiros de esquerda sobre o Orçamento do Estado para 2021.
A atualização extraordinária este ano foi de 10 euros para os pensionistas cujo montante global de pensões fosse igual ou inferior a 1,5 vezes o valor do IAS (658,2 euros) e de seis euros para pensionistas que recebiam, pelo menos, uma pensão cujo montante fixado tenha sido atualizado no período entre 2011 e 2015.
Ao todo foram cerca de 1,5 milhões os pensionistas com aumento extraordinário.
A proposta do OE2021 do Executivo deverá ser aprovada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros. O documento será depois entregue na segunda-feira, dia 12 de outubro, na Assembleia da República.