O movimento nos aeroportos caiu 69% em setembro, invertendo a tendência de recuperação, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em agosto a queda tinha sido de 65,9%.
"Em setembro de 2020, nos aeroportos nacionais registou-se o movimento de 1,9 milhões de passageiros, representando um decréscimo de 69,0% (-65,9% em agosto). O movimento de carga e correio totalizou 12,4 mil toneladas, correspondendo a uma diminuição de 29,8% (-39,0% em agosto)", pode ler-se no relatório do INE.
O número de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em voos provenientes do Reino Unido registou um decréscimo de 73,9% (-69,1% em agosto).
E mais: Entre 21 de agosto e 10 de setembro - período em que o Reino Unido incluiu Portugal na lista de países seguros para viajar - verificou-se uma menor redução do número de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em voos provenientes do Reino Unido (-53,5%), quando comparada com a registada no acumulado dos restantes dias dos meses de agosto e setembro (-80,2%).
"Apesar da recuperação verificada nos meses de julho e de agosto, em setembro registou-se uma inversão da tendência, com reduções diárias superiores a 40% no número de aeronaves aterradas e a 60% no número de passageiros desembarcados", acrescenta o INE.