De acordo com a convocatória enviada pelo Conselho Económico e Social (CES) aos parceiros sociais, os temas agendados para a reunião são o "acompanhamento da situação da pandemia e das medidas" e o "balanço dos trabalhos".
A reunião começa às 10:00, por videoconferência, com a presença no CES, em Lisboa, apenas dos membros do Governo.
Na segunda-feira, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, fez um balanço das medidas covid-19 durante uma audição, por videoconferência, na comissão eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia de covid-19 e do processo de recuperação económica e social.
De acordo com os dados avançados, o 'lay-off' simplificado abrangeu 896 mil pessoas e cerca de 110 mil empresas.
Por outro lado, "houve cerca de 500 empresas que viram os seus processos indeferidos", acrescentou Ana Mendes Godinho, explicando que a recusa aconteceu "por razões de dívidas que não estavam ainda regularizadas."
A ministra adiantou que os apoios que vieram suceder ao 'lay-off' simplificado como apoio à retoma progressiva e o incentivo à normalização da atividade abrangem neste momento 69 mil empresas e 551 mil trabalhadores.
A ministra do Trabalho disse ainda que o apoio para trabalhadores sem proteção social já foi pago a 17 mil pessoas, enquanto o apoio aos trabalhadores independentes chegou até agora a 173 mil beneficiários.
Quanto aos sócios-gerentes, o apoio abrange neste momento 57.113 pessoas, correspondendo a um valor de 85,6 milhões de euros.
Leia Também: UGT critica secundarização da concertação social e aponta reivindicações