De acordo com o relatório hoje divulgado, citado pela Associated Press (AP), a maioria das 12 regiões inquiridas reportaram ligeiros ganhos na atividade económica nas últimas semanas, com duas a sinalizarem quebras de atividade e outras duas sem registar alterações.
O documento conhecido como Livro Bege assinalou que os sinais nos gastos dos consumidores, que geram 70% da atividade económica, foram mistos, com algumas regiões a registarem declínios na venda a retalho e na procura de alojamento e serviços de entretenimento, devido às restrições associadas à pandemia de covid-19.
"Apesar da perspetiva das vacinas para a covid-19 ter aumentado o otimismo para o crescimento de negócios em 2021, isto foi aliviado por preocupações devidas ao recente ressurgimento do vírus e as implicações para as condições de negócio no curto prazo", refere a Fed no documento.
O Livro Bege irá ser a base para as discussões relativas à política monetária, cuja reunião de definição irá ocorrer nos dias 26 e 27 de janeiro.
A Fed baixou as taxas de juro para um recorde de zero a 0,25% em março, devido ao início da pandemia de covid-19, e a expectativa dos analistas é que permaneça assim durante este ano e depois.