Com um novo confinamento generalizado é normal que mais pessoas optem por fazer compras online. Porém, é necessário ter em atenção alguns cuidados para evitar fraudes ou outros constrangimentos, conforme alerta o Banco de Portugal (BdP).
Desde o início do ano que os bancos/prestadores de serviços de pagamento devem solicitar autenticação forte aos seus clientes sempre que estes efetuam compras online com cartão.
"A autenticação forte do cliente é a regra em todos os pagamentos eletrónicos em Portugal, já que as compras online com cartão também passaram a estar sujeitas a este requisito de segurança no início de 2021", refere o BdP.
Na mais recente edição do podcast do supervisor da banca, o BdP explica que a autenticação forte consiste na necessidade de inserir "pelo menos, mais um elemento de validação para autorizar" um pagamento de uma compra online.
Ainda assim, o BdP deixa um conjunto de recomendações - pode ouvir aqui - que têm como objetivo evitar fraudes, entre as quais se incluem o acesso a "entidades conhecidas e em que confie", a confirmação de que o site "apresenta os símbolos de segurança", evitar "acessos públicos e computadores partilhados" e entre outras.