A Autoridade Tributária (AT) emitiu um alerta, esta segunda-feira, para uma mensagem que está a ser enviada aos utilizadores para pagarem taxas alfandegárias e que tem como objetivo convencê-los a aceder a páginas "maliciosas". A mensagem é falsa e deve ser ignorada, garante a AT.
"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação", refere a AT, numa nota publicada no Portal das Finanças.
Além disso, as Finanças acrescentam que estas mensagens, às quais a AT é alheia, "são passíveis de comprometer a privacidade e a segurança de quem as recebe".
A campanha fraudulenta está a decorrer com mensagens a serem enviadas, por exemplo, através do número (+351) 963 701 839.
Exemplo de uma das mensagens e das mensagens subsequentes após acesso indevido aos links sucessivos© Portal das Finanças
Na semana passada, recorde-se, a AT alertou também para um e-mail falso que está a ser enviado aos contribuintes sobre o reembolso do IRS.
De acordo com o Fisco, as mensagens fraudulentas em questão, enviadas em nome da AT, pedem a inserção de informação sobre cartões bancários para roubar esta informação aos contribuintes.
Leia Também: Governo quer que bancos financiem a injeção de 500 milhões no Novo Banco