BP passa de prejuízo a lucro de 3.864 milhões no 1.º trimestre

A BP registou um lucro de 3.864 milhões de euros no primeiro trimestre, depois do prejuízo de 3.614 milhões de euros no período homólogo, anunciou hoje a petrolífera, que atribuiu o desempenho à recuperação dos preços do petróleo.

Notícia

© Reuters

Lusa
27/04/2021 10:53 ‧ 27/04/2021 por Lusa

Economia

BP

 

Em comunicado enviado à Bolsa de Londres, a BP revelou também que o lucro antes de impostos ascendeu a 5.416 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, contra um prejuízo de 3.745 milhões de euros no mês trimestre do ano anterior.

As receitas totais, por sua vez, atingiram os 30.215 milhões de euros no período em análise, mais 18,2% que no mesmo período do ano anterior.

As compras da BP situaram-se até março deste ano em 12.963 milhões de euros, menos 22,4% do que no mesmo período do ano anterior, assinala a petrolífera, que justificou o seu melhor desempenho devido à recuperação dos preços do petróleo bruto.

A dívida líquida da empresa no primeiro trimestre cifrou-se em 27.583 milhões de euros, inferior em 35,1% à dos primeiros três meses do ano passado.

A BP que espera que a procura de petróleo recupere este ano devido ao forte crescimento observado nos Estados Unidos e na China, enquanto os planos de vacinação contra a covid-19 avançam e as restrições devido à pandemia são gradualmente levantadas.

Além disso, a BP espera uma recuperação na procura global de gás para níveis acima dos observados em 2019.

No entanto, a duração das atuais condições de mercado irá ter um impacto no desempenho financeiro futuro da multinacional, sublinha.

A BP prevê lançar uma recompra de ações no montante de 414 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, após reduzir a sua dívida.

Leia Também: NRP Setúbal passou linha do Equador e cumpriu tradição. Sabe qual?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas