Inflação anual em Espanha sobe para 2,7%

O aumento dos preços dos combustíveis foi o principal responsável pelo crescimento da inflação anual em Espanha para 2,7% em maio, mais cinco décimas de ponto percentual do que em abril, informou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas espanhol.

Notícia

© Reuters

Lusa
11/06/2021 09:35 ‧ 11/06/2021 por Lusa

Economia

Espanha

 

A instituição confirmou assim os dados provisórios sobre a evolução do índice de preços no consumidor (IPC) publicados no último dia de maio, que já indicavam a maior taxa anual de subida dos preços desde fevereiro de 2017.

O aumento dos preços da energia em maio reforçou a forte subida anual dos preços que já se tinha registado em março (1,3%) e em abril (2,2%), depois da evolução negativa verificada em 2020.

O transporte foi assim o grupo que mais influenciou o aumento da inflação, elevando dois pontos, para 9,4% o crescimento dos seus preços, devido ao aumento dos combustíveis e lubrificantes, que há um ano atrás eram mais baratos.

Também a puxar para cima a inflação estiveram o lazer e a cultura, cujos preços subiram 0,2%, quando há um ano caíram, e os alimentos e bebidas não alcoólicas, com um aumento de 0,8%, mais cinco décimas do que em abril, devido à evolução do custo do peixe, óleo e carnes.

Leia Também: Juros da dívida caem a dois, a cinco e a 10 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas