Segundo a agência de notícias oficial saudita, SPA, o objetivo é "apoiar e acelerar o ritmo da recuperação económica da República irmã".
A Síria é governada desde o final do ano passado por novas autoridades que tomaram o controlo da capital e expulsaram o ex-presidente Bashar al-Assad do país.
O presidente de transição sírio e líder 'jihadista', Ahmed Ahmed al-Charah, tem trabalhado com a comunidade internacional para resolver a situação económica crítica de um país devastado por 14 anos de guerra civil.
O acordo também qualifica a Síria para receber verbas do Banco Mundial num futuro próximo.
Por fim, no mesmo comunicado, a Arábia Saudita e o Catar pedem que as instituições financeiras internacionais e regionais "retomem e expandam rapidamente o seu trabalho de desenvolvimento na Síria" para contribuir para a estabilidade e a prosperidade da região.
Leia Também: Portugal e braço privado do Banco Mundial criam fundo de cooperação