A nova administração da TAP foi eleita na semana passada em assembleia-geral e há novos nomes ao 'comando' da transportadora aérea portuguesa. Existe, desde logo, um novo presidente do conselho de administração - Manuel Beja -, numa altura em que a TAP diz estar a iniciar um "novo ciclo".
A eleição dos membros dos órgãos e corpos sociais da TAP SGPS para o quadriénio 2021-2024 foi aprovada por 99,99% dos votos expressos, detalhou a companhia aérea, em comunicado.
Esta é a nova equipa da TAP:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: António de Macedo Vitorino
Vice-Presidente: David Fernandes de Oliveira Festas
Conselho de Administração
Presidente: Manuel Beja
Vogal: Christine Ourmières-Widener
Vogal: João Weber Ramos dos Reis Gameiro
Vogal: Ramiro José Oliveira Sequeira
Vogal: Silvia Mosquera González
Vogal: Patrício Ramos Castro
Vogal: Ana Teresa C. P. Tavares Lehmann
Vogal: Gonçalo Neves Costa Monteiro Pires
Vogal: João Pedro Conceição Duarte
Vogal: Alexandra Margarida Vieira Reis
Vogal: José Manuel Silva Rodrigues
Conselho Fiscal
Presidente: Baker Tilly, PG & Associados, SROC, S.A.
Vogal: Sérgio Sambade Nunes Rodrigues
Vogal: Maria de Fátima Castanheira Cortês Damásio Geada
Suplente: José Manuel Fusco Gato
Revisor Oficial de Contas
Efetivo: PricewaterhouseCoopers & Associados, SROC, Lda.
Suplente: Carlos José Figueiredo Rodrigues
Comissão de Vencimentos
Vogal: Tiago Aires Mateus
Vogal: Luís Manuel Delicado Cabaço Martins
Vogal: Pedro Miguel Nascimento Ventura
Novo presidente da TAP quer conciliar "aspirações de todas as partes"
O presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, disse que vai procurar "conciliar as aspirações de todas as partes interessadas" e criar condições para a Comissão Executiva levar a TAP a um "futuro sustentável".
"É com enorme sentido de responsabilidade que hoje assumo a função de presidente do Conselho de Administração da TAP. Enquanto presidente do Conselho de Administração procurarei conciliar as aspirações de todas as partes interessadas: clientes, colaboradores, acionistas e parceiros", afirmou Manuel Beja, numa carta enviada aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso.
Já a nova presidente da Comissão Executiva (CEO) da TAP, Christine Ourmières-Widener disse estar "ciente" dos desafios e acreditar na importância de dar continuidade ao plano de reestruturação.
"Estou bem ciente de que a covid-19 tem sido e continuará a ser um desafio para a nossa indústria, que o último ano foi particularmente difícil para a TAP e para os seus trabalhadores, e que estamos a viver um momento crucial para a TAP, que vamos superar juntos, tal como outros desafios do passado. É por isso que acredito ser muito importante darmos continuidade à estratégia geral e à implementação do plano de reestruturação", afirmou a responsável, numa mensagem de vídeo aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso.
Leia Também: Mauricio Moreira vence Volta ao Alentejo