Está a par de como é que funcionam os débitos diretos? No início da semana, o Banco de Portugal (BdP) divulgou um descodificador - no qual explica como é que funciona este método de pagamento - e adianta que, em Portugal, na maioria dos casos este método de pagamento é gratuito.
"A maioria dos bancos/prestadores de serviços de pagamento não cobra comissões pela realização de débitos diretos. No entanto, a cobrança deste tipo de comissões não está proibida, pelo que deve informar-se junto do seu banco/prestador de serviços de pagamento sobre o preçário aplicável", refere o supervisor da banca.
O que tem de fazer para poder pagar com débitos diretos?
De acordo com o BdP, deve seguir os seguintes passos:
- Fale com o seu banco/prestador de serviços de pagamento. Confirme que o contrato associado à sua conta permite a realização de débitos diretos.
- Fale com o seu credor e certifique-se de que ele está disponível para aceitar pagamentos por débito direto. A aceitação de pagamentos por débito direto não é obrigatória.
- Conceda ao credor uma 'autorização de débito em conta'. O formulário de 'autorização de débito em conta' é normalmente fornecido pelo credor.
Os débitos diretos, recorde-se, "são uma alternativa cómoda e segura para fazer pagamentos, especialmente pagamentos periódicos", revela o BdP.
Novo #descodificador do .@bancodeportugal: DÉBITOS DIRETOS. DIGA ADEUS AOS ATRASOS, SEM PERDER O CONTROLO SOBRE A SUA CONTA https://t.co/JwMOVzaDnH pic.twitter.com/Prpxr5Vqo5
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) July 19, 2021
Leia Também: Novo espaço cultural e hoteleiro de 8 milhões abre em agosto no Bonfim