As lâmpadas passam a ter uma nova etiqueta energética a partir de quarta-feira, 1 de setembro, lembrou, esta segunda-feira, a ADENE - Agência para a Energia. A nova etiqueta energética inclui agora lâmpadas e luminárias integradas, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
"O regresso à escala de A a G, abandonando as classes '+' que tornavam mais difícil a diferenciação entre produtos, é uma das grandes novidades da nova etiqueta energética, que passa também a incluir o código QR que permite aceder à Base de Dados de Produtos Europeia, EPREL e consultar todos os dados técnicos do produto", pode ler-se no mesmo comunicado.
Além disso, "no caso das fontes de luz isso inclui informações sobre a cor das fontes de luz (branco quente, branco neutro, branco frio), capacidade de atenuação, vida útil média, bem como outros recursos sobre a qualidade luminotécnica, incluindo reprodução cromática e cintilação".
Nova etiqueta para fontes de luz (lâmpadas) entram em vigor a 1 de setembro© ADENE
Estas mudanças, recorde-se, vêm no seguimento das "alterações verificadas, em março último, para alguns eletrodomésticos, aparelhos de refrigeração, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar loiça e televisores".
Concebida inicialmente com uma escala energética entre A (mais eficiente) e G (menos eficiente), a etiqueta energética é, desde a década de 90, uma das ferramentas de apoio aos consumidores na escolha dos produtos.
Leia Também: Procure estas informações no rótulo antes de usar um produto de limpeza