"O Banco Santander Totta, SA informa que a agência de rating Moody's, em comunicado de 21 de setembro, reviu o 'rating' de longo prazo dos depósitos do Banco Santander Totta, de Baa1 para A3", pode ler-se num comunicado enviado ao regulador do mercado.
O mesmo texto assinala que "os 'ratings' atribuídos à dívida de longo prazo ('senior unsecured') mantêm-se em Baa2, com 'outlook' [perspetiva] estável".
Num outro comunicado, o banco liderado por Pedro Castro e Almeida também refere que a agência de 'rating' Moody's reviu o 'rating' das emissões de obrigações hipotecárias do Banco Santander Totta, de Aa3 para Aa2.
A agência de 'rating' norte-americana Moody's subiu, na sexta-feira, a notação da dívida portuguesa de Baa3 para Baa2, com perspetiva estável, apontando a expectativa de melhoria do crescimento da economia no longo prazo.
Num comunicado publicado na sexta-feira, a Moody's assinala os fatores que levaram a esta subida do 'rating' da dívida soberana de longo prazo, destacando, além das perspetivas de crescimento, a confiança de que a dívida pública "vai reduzir-se nos próximos anos" devido "a um crescimento económico mais forte" e à maior eficácia das medidas orçamentais.
Leia Também: Bancários do BCP e do Santander em greve no dia 1 de outubro