"O Millennium BCP acaba de assinar um acordo com a CIP, no qual reforça o seu compromisso de apoio ao tecido empresarial português, com um apoio de 300 milhões de euros", indicou, em comunicado, a instituição financeira.
Este acordo insere-se no âmbito da Estratégia Portugal 2030 e do acordo de parceria entre a União Europeia e o Estado português para o desenvolvimento do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027, bem como para os programas-quadro que vão vigorar no mesmo período.
No âmbito deste acordo, a CIP definiu quadro objetivos estratégicos -- redimensionamento empresarial e cooperação, melhoria da qualidade de gestão e produtividade das empresas, inovação e digitalização produtiva e internacionalização e reforço da capacidade exportadora.
Da parte do banco liderado por Miguel Maya ficou o compromisso de mobilizar linhas de financiamento e/ou garantia de 300 milhões de euros, em três anos, "dedicadas a soluções de financiamento" de curto, médio e longo prazos.
Por outro lado, estas linhas são dedicadas ao financiamento de novas empresas, estabelecimento de linhas de crédito para o adiantamento de incentivos comunitários, prestação de garantias bancárias, disponibilização de linhas de crédito de apoio à tesouraria e fundo de maneio das empresas, bem como a soluções de 'factoring' e 'confirming', ao financiamento do investimento e ao apoio a operações de fusões e aquisições de empresas.
O banco disse ainda que vai recorrer, "sempre que financeiramente aconselhável", às pequenas e médias empresas, aos mecanismos de acesso às linhas do Fundo Europeu de Investimento (FEI), à linha do Banco Europeu de Investimento, às diferentes linhas em vigor nas sociedades de garantia mútua e ainda às linhas que "vierem a ser diretamente disponibilizadas" pelo Banco Português de Fomento.
"Com esta parceria, o Millennium BCP reitera o seu compromisso e determinação em ser o banco de referência das empresas. Acreditamos que o estabelecimento de parcerias que se materializem no reforço do trabalho conjunto com o tecido empresarial são da maior importância para assegurar a conjugação de esforços em torno do propósito comum de recuperar e reforçar a resiliência da economia portuguesa", afirmou, citado no mesmo documento, o presidente da Comissão Executiva do BCP, Miguel Maya.
Este responsável considerou ainda ser tempo de unir esforços para aproveitar uma "oportunidade singular" para reforçar a capacidade competitiva das empresas.
Leia Também: Rebel Wilson orgulhosa da sua silhueta após emagrecer 30 quilos