Com o objetivo de estreitar relações entre Portugal e a Bahia, o vice-governador e secretário de planeamento do estado que é dono da maior costa litoral brasileira, João Leão, viajou até Lisboa para uma série de reuniões com autoridades portuguesas e para um encontro de negócios, que decorrerá nas próximas segunda e terça-feira, dias 25 e 26 de outubro, no Hotel Vila Galé.
O evento 'Portugal descobrindo a Bahia do futuro' servirá para a discussão da "internacionalização das relações comerciais, da promoção do destino turístico, da cooperação técnica no agronegócio e da atração de novos investimentos", segundo se pode ler num comunicado enviado às redações.
O encontro receberá investidores, empresários de diversos setores e grandes operadoras de turismo daquele estado brasileiro - que tem 1,5 vezes a população de Portugal -, disponíveis para apresentar "os incentivos, os atrativos naturais, as vantagens competitivas e as inúmeras oportunidades no agronegócio, infraestrutura, setor de energia", etc.
"Com muita satisfação, viemos a Portugal mostrar o enorme potencial do estado da Bahia para investidores portugueses e reforçar as nossas relações com este país irmão. Nós já firmamos algumas parcerias de sucesso com empresários portugueses, mas temos a certeza de que estes exemplos podem se multiplicar e render muitos frutos”, salientou João Leão, de acordo com a mesma nota.
O governante já esteve reunido com o secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, no ministério de Negócios Estrangeiros, onde foram apresentados os projetos pioneiros no estado: o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco e a Fazenda Escola Modelo.
A comitiva da Bahia também se reunirá com o presidente do Conselho da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho. E passará ainda por Évora, no Alentejo, e Torres Novas, no Ribatejo, onde conhecerá de perto o processo de produção de vinhos e enchidos.
As inscrições no workshop e participação no evento podem ser feitas pelo e-mail: eventos@mvueventos.com.br (convites limitados).
Leia Também: Cardeal brasileiro Sérgio da Rocha critica negacionismo prático