"A projeção para o crescimento económico em 2025 situa-se num intervalo entre 1,8% e 2,4%, com previsão central em torno de 2,1%", lê-se no comunicado, um valor igual ao estimado pelo Governo.
Esta projeção "traduz a perspetiva de aceleração do crescimento da economia portuguesa, em face da recuperação esperada no investimento privado e público, para os quais a implementação do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] deverá ser decisiva", explica a CIP - Confederação Empresarial de Portugal.
Já para 2024, o barómetro sinaliza que, "no último trimestre do ano, o ritmo de crescimento da economia portuguesa deverá acelerar em termos homólogos, beneficiando da evolução muito positiva do consumo privado".
"As alterações recentes na política orçamental (sobretudo a atualização salarial e das pensões de reforma), a redução com encargos de juros associada às novas revisões de política monetária do Banco Central Europeu e a tendência de moderação do ritmo de crescimento dos preços têm contribuído para um aumento robusto no rendimento disponível das famílias, o que se tem refletido num acréscimo das despesas de consumo final, em particular de bens não duradouros", lê-se no relatório.
Além disso, a incerteza "tem potenciado a manutenção de taxas de poupança elevadas, em detrimento das decisões de investimento".
As projeções CIP/ISEG apontam assim para uma aceleração do crescimento real em cadeia para um valor compreendido entre 1% e 1,2% no quarto trimestre deste ano.
Se tal se concretizar, a economia portuguesa deverá crescer entre 1,7% e 1,8% em volume no conjunto de 2024, "consideravelmente acima do crescimento previsto de 0,8% para o conjunto da Área Euro pela Comissão Europeia (novembro de 2024)".
Esta estimativa está em linha com a previsão do Governo de um crescimento de 1,8% este ano.
Leia Também: Projeções para PIB abaixo das do OE, mas mais otimistas no excedente