Um estudo da DECO Proteste, divulgado na quinta-feira, mostra que o custo da revisão automóvel oscila entre os 170 euros e os 450 euros nas oficinas de marca. Porém, as oficinas independentes têm um custo de referência mais baixo.
"Além da satisfação com a oficina, quisemos conhecer o custo das revisões periódicas. Para tal, perguntámos aos condutores quanto gastaram nos 12 meses anteriores ao preenchimento do inquérito. Considerámos apenas as respostas de quem indicou anotar a despesa com rigor", explica a DECO, em comunicado.
A conclusão é que o "custo da revisão automóvel oscila entre os 170 euros da Toyota e os 450 euros da Mercedes", diz a DECO, acrescentando: "Não obtivemos resultados suficientes para a Lexus, a marca mais fiável do estudo publicado em fevereiro. Mas conseguimos para a Toyota, a terceira mais fiável, que também se destaca por apresentar o custo mais baixo".
Ainda assim, nas oficinas independentes o custo da revisão é mais baixo: "Quem opta por uma oficina independente conta pagar menos do que na marca e, à partida, assim é. O custo de referência das revisões é de 250 euros nas oficinas de marca e de 200 euros nas independentes."
O estudo da DECO, sublinhe-se, teve por base um inquérito lançado em maio de 2021 a uma "amostra aleatória de subscritores das nossas revistas e para portugueses em geral".
"Questionámo-los acerca das manutenções regulares, da satisfação com o serviço prestado e dos respetivos custos. As mais de 5600 respostas que recebemos forneceram-nos dados sobre 23 oficinas de marca e seis independentes", indica a associação de defesa do consumidor.
Os resultados mostram que "a maioria dos inquiridos fez as manutenções nas oficinas da marca (59%). Dos restantes, 23% escolheram uma oficina de bairro e 15% uma independente, que faz as revisões como as marcas e sem que a garantia da viatura seja afetada".
Grau de satisfação dos clientes face às oficinas e preço da revisão automóvel© Reprodução do site da DECO
Leia Também: Produção na construção sobe 5,2% na zona euro e 4,8% na UE em 2021