O Canadá decidiu apertar, ainda mais, as sanções aplicadas à Rússia, após a invasão do país sobre a vizinha Ucrânia. Segundo a Reuters, passará a ser proibida a entrada de navios russos nos portos do país. Por sua vez, as participações detidas por todos os oligarcas e empresas russas no Canadá estão, também, a ser revistas.
O executivo de Justin Trudeau tinha inicialmente anunciado uma série de medidas destinadas a isolar economicamente a Rússia, penalizando-a pelos ataques perpetuados em solo ucraniano. O encerramento do espaço aéreo canadiano a aviões russos, a proibição das importações de petróleo e a proibição, feita às instituições financeiras canadianas, de negociarem com o banco central russo estavam entre algumas das primeiras sanções definidas neste âmbito.
"Hoje, estamos a tomar medidas para fechar as águas e portos canadianos aos navios de propriedade russa", apontou agora Omar Alghabra, ministro dos Transportes do Canadá. O responsável governamental pela pasta dos transportes diz, no entanto, que o impacto de uma medida desta natureza será maior se outros países também a adotarem.
O país encontra-se também, neste momento, a examinar as participações de todos os oligarcas e empresas russas no país, disse também Chrystia Freeland, ministra das Finanças. "Estamos a analisá-los e tudo está em cima da mesa", acrescentou.
Segundo dados do Statistics Canada, o Canadá importou da Rússia 2,14 mil milhões de dólares (1,68 mil milhões de dólares) em bens no ano de 2021.
Leia Também: Canadá vai banir todas as importações de petróleo russo