Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

Ucrânia pede suspensão da participação de Moscovo na OMC

A Ucrânia solicitou hoje a suspensão da participação da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), uma semana depois do início da invasão russa.

Ucrânia pede suspensão da participação de Moscovo na OMC
Notícias ao Minuto

13:01 - 03/03/22 por Lusa

Economia Ucrânia

Na OMC como noutras organizações internacionais em Genebra e noutros locais, as autoridades ucranianas estão a intensificar os esforços para isolar a Rússia.

Num 'tweet', a representação da Ucrânia junto de organizações internacionais em Genebra anunciou hoje que tinha "informado os membros da OMC da sua decisão de impor um embargo económico total e de deixar de aplicar os acordos da OMC nas suas relações com a Rússia".

O 'tweet' apela a outros membros da OMC "para tomarem o partido da Ucrânia na adoção de medidas restritivas comerciais semelhantes" contra a Rússia.

A representação ucraniana também anexou ao 'tweet' uma carta da embaixadora ucraniana enviada à OMC na quarta-feira explicando as razões pelas quais Kiev decidiu impor o embargo.

"Estamos confiantes de que outros membros da OMC se juntarão à Ucrânia na luta contra a invasão militar russa, tomando medidas semelhantes contra o Estado agressor", escreveu a embaixadora Yevheniia Filipenko.

"Instamos todos os membros da OMC a considerarem outras medidas para suspender a participação da Federação Russa na OMC", acrescentou, acusando Moscovo de violar os "princípios" do organismo de comércio global.

A OMC tem 164 membros, que normalmente tomam decisões por consenso.

No entanto, as regras da OMC não proíbem os países de utilizar uma votação.

Leia Também: Lego suspende envio de produtos para a Rússia devido a sanções comerciais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório