A Inditex, multinacional espanhola que congrega marcas como a Zara, a Bershka e a Pull&Bear, anunciou este sábado o encerramento temporário de todas as suas mais de 500 lojas em território russo. O grupo segue, assim, o exemplo dado por outras empresas têxteis, que adotaram medidas semelhantes, avança o La Vanguardia.
Muitas empresas têm vindo, nos últimos dias, a interromper os seus negócios em território russo. É o caso da H&M, que anunciou na quarta-feira a suspensão temporária das suas vendas na Rússia.
Também a Nike, a Adidas, a Mango e a Burberry tinham já, anteriormente, aderido a um encerramento de lojas na Rússia. Em causa está uma decisão que surge na sequência da invasão russa à Ucrânia.
Porém, medidas desta natureza estão também a ser aplicadas por empresas de outros setores, que têm vindo a aderir ao encerramento ou à suspensão temporária das suas atividades na Rússia.
Na maioria dos casos, as companhias têm justificado estas medidas como se tratando de um protesto contra ou invasão ou como uma forma de responder às sanções impostas por vários Governos a nível mundial contra a Rússia. Porém, a necessidade de gerir problemas relacionados com a cadeia de abastecimento está também na base desta decisão.
Leia Também: Fundador da Inditex vai comprar dois arranha-céus em Toronto