Madeira segura preço dos passes sociais apesar da subida dos combustíveis
Os preços dos passes sociais não ser alterados na Madeira apesar do aumento dos combustíveis em consequência da guerra na Ucrânia, indicou hoje o Governo Regional, referindo dispor de meios para "compensar" as empresas de transporte coletivo de passageiros.
© Pixabay
Economia Madeira
"Aquilo que o Governo [Regional] pode adiantar é que manter-se-ão inalterados os preços dos passes sociais", disse o secretário Regional da Economia, Rui Barreto, em registo áudio enviado aos órgãos de comunicação social.
O governante sublinhou que a escalada do preço dos combustíveis tem impacto nas contas das empresas de transporte coletivo de passageiros, mas garantiu que o executivo PSD/CDS-PP dispõe de meios para as compensar, nomeadamente através do Orçamento regional e do reforço das indemnizações ao abrigo dos contratos de serviço público.
Rui Barreto reafirmou, por outro lado, que a medida anunciada pelo primeiro-ministro sobre a redução do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) em função da receita do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA) será também aplicada na Madeira e lembrou que o preço dos combustíveis é "muito mais barato" no arquipélago.
De acordo com o secretário regional, o ISP já foi reduzido cinco vezes nos últimos sete anos na Madeira e, atualmente, o preço da gasolina é 12% inferior ao praticado no continente (menos 24 cêntimos por litro), ao passo que o gasóleo é 19% mais barato (menos 38 cêntimo por litro).
Leia Também: Madeira acompanha medida nacional e reduz ISP em função da receita do IVA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com