"Aquilo que o Governo [Regional] pode adiantar é que manter-se-ão inalterados os preços dos passes sociais", disse o secretário Regional da Economia, Rui Barreto, em registo áudio enviado aos órgãos de comunicação social.
O governante sublinhou que a escalada do preço dos combustíveis tem impacto nas contas das empresas de transporte coletivo de passageiros, mas garantiu que o executivo PSD/CDS-PP dispõe de meios para as compensar, nomeadamente através do Orçamento regional e do reforço das indemnizações ao abrigo dos contratos de serviço público.
Rui Barreto reafirmou, por outro lado, que a medida anunciada pelo primeiro-ministro sobre a redução do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) em função da receita do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA) será também aplicada na Madeira e lembrou que o preço dos combustíveis é "muito mais barato" no arquipélago.
De acordo com o secretário regional, o ISP já foi reduzido cinco vezes nos últimos sete anos na Madeira e, atualmente, o preço da gasolina é 12% inferior ao praticado no continente (menos 24 cêntimos por litro), ao passo que o gasóleo é 19% mais barato (menos 38 cêntimo por litro).
Leia Também: Madeira acompanha medida nacional e reduz ISP em função da receita do IVA