A EDP Comercial vai aumentar os preços da eletricidade para os clientes residenciais a partir de maio. O aumento será, em média, de 3%, confirmou fonte oficial da EDP Comercial ao Notícias ao Minuto.
"A EDP Comercial fará uma atualização da tarifa de eletricidade para os seus atuais clientes residenciais, em linha com o recente anúncio de ajuste da tarifa do mercado regulado. Esta atualização vigorará a partir de maio e representa uma variação média de 3%", pode ler-se na resposta enviada ao Notícias ao Minuto.
A elétrica justifica que este aumento se deve ao facto de o atual contexto internacional ter intensificado a instabilidade do mercado, tendo provocado uma "subida no preço de aquisição de eletricidade, que é atualmente cerca de três vezes superior ao que foi registado no último trimestre do ano passado".
"Ao longo dos últimos anos, a EDP Comercial tem procurado garantir estabilidade aos seus clientes, atualizando as tarifas apenas no início de cada ano, mesmo em períodos de flutuação dos preços nos mercados grossistas. Durante o ano de 2021, a empresa decidiu manter os preços inalterados, apesar do valor da energia ter atingido recordes nos mercados", acrescenta a EDP.
Este anúncio surge depois de a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ter dito que as tarifas da eletricidade no mercado regulado vão aumentar cinco euros por MWh, a partir de 1 de abril, o representa um acréscimo de aproximadamente 3% na fatura média mensal de eletricidade
Os mercados grossistas de eletricidade e de gás natural já atravessavam uma crise energética, com valores historicamente elevados, tendo a escalada de preços disparado com a guerra na Ucrânia, alcançando valores dez vezes superiores aos que se registavam no início de 2021.
Também a Galp, fornecedor de eletricidade e gás natural no mercado livre, vai subir as tarifas aos clientes domésticos a partir de 15 de abril, com aumentos mensais de até três euros no gás natural, e entre um e dois euros na eletricidade, confirmou à fonte oficial na segunda-feira.
[Notícia atualizada às 13h25]
Leia Também: Parlamento da Madeira aprova projeto para reduzir IVA da luz e do gás