Combustíveis voltam a aumentar. Gasóleo sobe 6 cêntimos e gasolina dois
Preços voltam a ficar mais caros a partir da próxima segunda-feira. Já o desconto sobre o ISP vai manter-se.
© Getty Images
Economia Combustíveis
Os combustíveis vão voltar a ficar mais caros a partir da próxima segunda-feira. O gasóleo deve aumentar seis cêntimos e a gasolina dois cêntimos, anunciou o Ministério da Finanças esta sexta-feira.
"Segundo dados de mercado, o preço do gasóleo deverá registar uma subida de 6 cêntimos por litro, enquanto o preço da gasolina deverá subir 2 cêntimos por litro", lê-se num comunicado da tutela.
Já o Imposto Sobre os Combustíveis (ISP) vai continuar igual na próxima semana, ou seja, mantém-se o desconto temporário de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina.
De acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP, a evolução dos preços deveria resultar numa descida "de 0,9 cêntimos por litro de gasóleo e 0,3 cêntimos por litro de gasolina".
No entanto, acrescenta o ministério, "atualmente verifica-se um desvio acumulado de dois cêntimos na taxa do ISP por litro de gasóleo e 0,8 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasolina" e assim, "as descidas resultantes da aplicação da fórmula são descontadas aos desvios acumulados, não se concretizando, portanto, qualquer a alteração às taxas do ISP em vigor na próxima semana", sublinhou.
O Ministério das Finanças dá conta ainda de que as famílias já receberam 117,5 milhões de euros em reembolsos do AUTOvoucher.
O programa conta com mais de três milhões de aderentes, que têm até ao final do mês de abril para utilizar os seus saldos.
Recorde-se que, como forma de mitigar a escalada dos preços dos combustíveis, o Governo decidiu criar um mecanismo de compensação através do qual as taxas do ISP são ajustadas em função do acréscimo da receita do IVA resultante da subida do preço de venda do litro de gasóleo e da gasolina.
Este ajustamento é feito semanalmente e soma-se ao desconto de um cêntimo por litro de gasóleo e de dois cêntimos na gasolina que está em vigor desde outubro.
[Notícia atualizada às 19h22]
Leia Também: Preços dos combustíveis devem voltar a subir na próxima semana
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com