PM do Paquistão visita Riade à procura de apoios para recuperar economia
O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, chegou quinta-feira à Arábia Saudita para a sua primeira visita oficial fora do país, desde que assumiu o cargo no início de abril, onde procura reunir apoios para recuperar a economia paquistanesa.
© Getty Images
Economia Paquistão
A potência do Golfo, um dos principais exportadores de petróleo do mundo e onde Shehbaz Sharif chegou a estar exilado, apoia o Paquistão, com os dois países a promoverem parcerias no setor militar e de inteligência.
A visita do governante paquistanês pretende "renovar e reafirmar os laços de fraternidade e amizade", referiu Sharif numa publicação divulgada na rede social Twitter antes de voar para Medina, no oeste da Arábia Saudita.
Sharif tem encontros marcados com vários líderes sauditas e deve visitar o "mausoléu do profeta Maomé para rezar lá", divulgou a agência de notícias Spa.
O novo chefe de governo no Paquistão assumiu o cargo no início de abril, depois do seu antecessor, Imran Khan, ter sido derrubado por uma moção de censura, uma situação inédita na história do país.
O Paquistão enfrenta uma económica afetada por uma moeda fraca, inflação galopante e uma dívida pública esmagadora.
Na visita à Arábia Saudita, Sharif está acompanhado do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Bilawal Bhutto Zardari, filho da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, assassinada em 2007.
Os encontros de alto nível irão concentrar-se na "promoção de laços económicos, comerciais e de investimentos, bem como oportunidades para a mão-de-obra paquistanesa", realçou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão.
A Arábia Saudita abriga mais de dois milhões de imigrantes paquistaneses, segundo o governo de Sharif.
O reino saudita tem vindo a apoiar a economia paquistanesa nos últimos anos, no valor de milhares de milhões de dólares em ajuda e crédito.
Segundo o analista político saudita, Ali Shihabi, a família Sharif sempre teve boas relações com o reino.
Shehbaz Sharif é o irmão mais novo de Nawaz Sharif, três vezes primeiro-ministro antes de ser deposto em 2017 por um alegado caso de corrupção e que desde então vive exilado no Reino Unido.
Nawaz, Shehbaz e outros membros da família estiveram exilados na Arábia Saudita em 2000, um ano depois de Nawaz Sharif ter sido derrubado por um golpe de Estado e só regressaram ao Paquistão em 2007.
Leia Também: Presidente do México propõe reforma "democrática" do sistema eleitoral
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com