Numa altura em que os preços da energia estão mais caros, todas as dicas de poupança são bem-vindas - incluindo aquelas menos óbvias, mas originais. Concorda?
"Estamos cada vez mais 'dependentes' de aparelhos eletrónicos e de estar online a todo o momento, já para não falar de necessidades mais básicas como usar transportes motorizados, acender a luz ou ter um frigorífico em casa. Por todos estes motivos, torna-se cada vez mais importante pensar em formas de poupar energia que não comprometam o nosso estilo de vida mas que sejam eficazes", diz a EDP, num artigo publicado no seu site.
Nesta senda, a elétrica apresenta 10 dicas de poupança de energia originais, que pode implementar sozinho ou em família:
1. 'Desligue as crianças da corrente'
"Crie uma regra para os seus filhos e faça dela um jogo, como o 'Três dias por semana sem ecrãs'. Por exemplo, às segundas, quartas e sextas, as crianças devem deixar a televisão, as consolas e o tablet completamente de lado. Dessa forma, não só estará a ajudar o meio ambiente e a poupar na conta da luz, como contribui para a descoberta de outros hábitos e paixões, como a leitura, os jogos de tabuleiro ou a simples conversa em família."
2. Use o seu animal de estimação como saco de água quente
"É sem dúvida uma forma pouco convencional de poupar energia, mas resulta. No inverno, em vez de aquecer água para o saco de água quente, ou usar cobertores elétricos, ponha o seu animal de estimação ao colo. A temperatura corporal de um cão está entre os 38ºC e os 39ºC e, em termos de energia libertada, um cão de 10kg emite no mínimo 69BTU só por estar presente."
3. Dê descanso às tomadas
"Os temporizadores para tomadas são pequenos aparelhos, automáticos e baratos, que se ligam às tomadas e permitem definir as horas a que as mesmas ficam ligadas e desligadas da corrente. Pode instalar temporizadores em tomadas de equipamentos que sabe que vão estar desligados muitas horas e escusam de estar em stand-by. Por exemplo, programe o temporizador da tomada da TV e da Box para que se desligue entre a 1 e as 8 da manhã."
4. Faça amigos no seu bairro: aposte no comércio local
"Se é daquelas pessoas que vai a três hipermercados diferentes porque as batatas são mais baratas num, o melhor pão vende-se no outro, mas o talho do terceiro é que é… esqueça. Os combustíveis fósseis continuam a ser os menos simpáticos para a natureza e, a não ser que conduza um veículo elétrico, ser pouco eficiente nas distâncias percorridas de automóvel é de evitar. Opte por escolher os dias em que vai estar na zona dos hipermercados para fazer essas compras ou, ainda melhor, procure as mercearias do bairro. Sempre que faz compras em lojas às quais pode ir a pé ou de bicicleta está a contribuir para a saúde do Planeta."
5. Coloque espelhos junto às janelas
"Posicionar estrategicamente um espelho grande perto de uma janela irá permitir aproveitar a luz natural de forma muito mais eficaz. Posicione o espelho de forma a que a luz solar incida sobre ele e se reflita pelo o resto do quarto. Assim, consegue manter o espaço iluminado até que o sol se ponha completamente, sem ter de acender candeeiros. No verão o sol só se põe por volta das nove da noite, pelo que os ganhos energéticos deste simples truque podem mesmo ser significativos. Além disso, com o sol a incidir na posição certa, é garantido que irá afastar os olhares de vizinhos mais curiosos."
6. 'Inunde' o congelador
"Encha-o de garrafas de água, claro... Pode parecer estranho mas, ao ter sempre o congelador cheio, evita que o calor entre e ocupe os espaços vazios quando abre a porta. Como tal, sempre que não tiver comida suficiente para enchê-lo, abasteça-o de garrafas ou garrafões de água. Dessa forma está a aumentar a eficiência do equipamento, ao impedir que ele tenha de despender energia extra para compensar o calor que entra, sempre que abre a porta."
7. Não lave loiça à mão
"Se procura uma desculpa para nunca mais lavar pratos e panelas à mão, encontra-a aqui. Está comprovado através de estudos com consumidores que lavar a loiça manualmente, ou mesmo passá-la por água antes de a pôr na máquina, é um desperdício abismal — de água e da energia necessária para a aquecer. Portanto, retire bem os restos de comida (se precisar, ajude com uma folha de jornal) e ponha a loiça diretamente na máquina. Ligue-a apenas quando estiver completamente cheia."
8. Vá arejar as ideias: Estenda a roupa ao sol
"Este hábito, tão comum na Europa e tão amigo do ambiente, nos Estados Unidos é a forma menos popular de poupar energia. A maioria dos americanos prefere mesmo usar a máquina de secar, mas as consequências são bastante negativas: não só pela fatura da luz (e ambiental), mas pelo desgaste mais rápido da roupa, o que implica a sua substituição mais frequente. Por isso, opte pela receita europeia: aproveite esta fonte de energia limpa e inesgotável que é o sol para secar a roupa."
9. Faça do forno um aliado
"Há várias formas de fazer do seu forno um aliado contra o desperdício. Evite o pré-aquecimento sempre que possível e só use o forno para cozinhar quantidades que se justifiquem — para pratos mais pequenos escolha o micro-ondas ou o miniforno. Desligue-o sete minutos antes de terminar o cozinhado, pois o calor gerado mantém-se durante esse período. Além disso, usá-lo mais no inverno favorece as temperaturas amenas dentro de casa sem recorrer a equipamentos de climatização. Assado feito? Desligue o forno e deixe a porta aberta para aquecer a cozinha."
10. Solte o Inspetor Gadget que há em si: Invista em domótica
"Pôr os equipamentos de sua casa a funcionar remotamente ou de forma automática parece algo do futuro, mas já existem várias soluções que o podem facilitar. A EDP tem por exemplo o EDP re:dy, uma app que oferece uma visão global sobre os equipamentos que tem em casa. Permite controlá-los onde quer que esteja, além de registar os consumos de cada um e ainda fazer previsões do valor que terá a sua próxima fatura, para que possa avaliar a poupança em tempo real. Esta solução está disponível em Portugal e em Espanha."
Leia Também: Programa abem: permitiu poupar 15 milhões ao SNS ao garantir medicamentos