Teto ibérico ao gás baixa preço grossista da eletricidade em 23%

O preço médio por megawatt-hora (MWh) passará de 214 euros esta terça-feira para 165 euros na quarta-feira.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/06/2022 15:28 ‧ 14/06/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

eletricidade

O 'travão' ibérico ao preço do gás ditou uma redução do preço grossista da eletricidade na ordem dos 23%, naquele que é o primeiro dia de aplicação deste mecanismo. O preço médio por megawatt-hora (MWh) passará de 214 euros esta terça-feira para 165 euros na quarta-feira, de acordo com o El País

O período mais caro, na quarta-feira, será entre a meia noite e a uma da manhã de quarta-feira, altura em que ultrapassará os 194 euros por MWh, ao passo que o mais barato será entre as 15h e as 16h, altura em que o preço será de 144 euros. 

Vale salientar que os primeiros-ministros de Portugal e de Espanha salientaram, na semana passada, o longo caminho negocial percorrido pelos dois países até à aprovação pela Comissão Europeia de um teto para o preço do gás usado na produção da eletricidade.

Em causa está o mecanismo temporário na Península Ibérica para colocar limites ao preço médio do gás na produção de eletricidade, a cerca de 50 euros por Megawatt-hora (MWh), que foi solicitado por Portugal e Espanha devido à crise energética e à guerra da Ucrânia, que pressionou ainda mais o mercado energético.

Segundo Bruxelas, o mecanismo estará em vigor até 31 de maio de 2023, representando um apoio estatal português de 2,1 mil milhões de euros e espanhol de 6,3 mil milhões de euros em pagamentos através de subvenções diretas aos produtores de eletricidade para, assim, financiar parte dos seus custos com combustíveis fósseis, já que na atual configuração do mercado europeu é o preço do gás que dita o da luz.

O pagamento diário será calculado com base na diferença entre o preço de mercado do gás natural e um limite máximo a este montante fixado numa média de 48,8 euros/MWh durante os 12 meses de duração da medida.

Leia Também: Parlamento Europeu rejeita gás natural e nuclear como energias verdes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas