O regulador disse ter "suspendido o mercado à vista" para eletricidade em "todas as regiões" porque já não fornecia "abastecimento seguro e fiável".
A eletricidade utilizada para alimentar as casas australianas é tipicamente comprada e vendida no leste densamente povoado do país, um sistema concebido para reduzir os custos grossistas e diversificar o fornecimento.
Mas o mercado foi atirado para a crise por uma série de choques de oferta e procura. O regulador interveio agora para fixar os preços e organizar a distribuição.
A Austrália é um dos três maiores produtores mundiais de gás e carvão, mas quase um quarto das centrais térmicas da costa oriental estão atualmente encerradas devido a avarias ou trabalhos de manutenção.
A guerra na Ucrânia também levou a um aumento da procura de exportações de gás australiano, absorvendo qualquer excedente que pudesse aliviar a escassez no mercado interno.
Os problemas de abastecimento foram exacerbados por uma onda de frio na costa leste, levando os fornecedores de eletricidade a pedir às famílias que reduzissem a sua utilização de energia.
A maioria dos residentes da costa leste, incluindo os dez milhões de residentes de Sydney e Melbourne, foram avisados de que poderiam ocorrer cortes de energia.
Leia Também: Australiano acusado por montar arma de fogo com impressora 3D