A reunião estava agendada para as 10:00, e pouco menos de uma hora depois vários presidentes e vice-presidentes da Área Metropolitana do Porto (AMPorto) começaram a sair do edifício-sede da entidade, no Porto.
Fonte oficial da AMPorto confirmou aos vários jornalistas que aguardavam o início da reunião, que é pública, que a mesma não se iria realizar por falta de quórum.
A mesma fonte confirmou que estiveram presentes os presidentes de Câmara de Paredes, Santo Tirso, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, e os vice-presidentes de Porto, Valongo, Matosinhos e Espinho, ou seja, oito dos nove necessários para haver quórum.
Não estiveram presentes nem o presidente do Conselho Metropolitano, Eduardo Vítor Rodrigues (presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia) nem os vice-presidentes Jorge Vultos Sequeira (São João da Madeira) ou Sérgio Humberto (Trofa).
A Área Metropolitana do Porto é constituída por 17 municípios dos distritos do Porto e Aveiro.
Na agenda da reunião de hoje estavam pontos como a proposta de repartição pelos municípios do PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos) referente ao ano de 2022, a terceira alteração ao orçamento da AMPorto e um crédito especial.
Estava também prevista prestação de informação sobre o plano metropolitano para a poupança de água, da vacinação para o segundo semestre deste ano e um ponto de situação sobre Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial AMPorto 2020.
Leia Também: PRR: Responsável da task force europeia descarta que inflação afete tudo