S&P baixa dívida ucraniana a longo prazo para "altamente vulnerável"

A agência de notação financeira Standard & Poor's baixou hoje o 'rating' da dívida a longo prazo da Ucrânia para CC -- "altamente vulnerável" --, considerando que o recente acordo com os credores equivale a um incumprimento "quase certo".

Notícia

© Reuters

Lusa
29/07/2022 23:29 ‧ 29/07/2022 por Lusa

Economia

Rating

"A Ucrânia pediu aos seus credores estrangeiros que adiassem os pagamentos de toda a dívida externa por 24 meses", disse a S&P num comunicado citado pela agência France-Presse (AFP).

"Como resultado deste pedido, acreditamos que o incumprimento da dívida soberana em moeda estrangeira é quase certo", acrescentou a agência de notação.

Um grupo de credores ocidentais, entre os quais se incluem França, Estados Unidos da América, Alemanha, Japão e Reino Unido, acordaram, em 20 de julho, um adiamento dos pagamentos dos juros da dívida ucraniana, a pedido de Kiev, apelando a outros detentores de obrigações ucranianas a fazerem o mesmo.

A S&P já tinha baixado a classificação da Ucrânia em 27 de maio para CCC+, também com uma perspetiva negativa, devido ao "aumento das consequências do ataque militar russo", tendo, então, afirmado que esperava que "o conflito militar russo-ucraniano continuasse".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de 5.100 civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar russa causou a fuga de mais de 16 milhões de pessoas, das quais mais de 5,9 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: AO MINUTO: Blinken e Lavrov conversaram; Zelensky visita Odessa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas