O preço da gasolina deverá baixar meio cêntimo na próxima segunda-feira, enquanto o do gasóleo deverá manter-se, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.
Na quinta-feira, sublinhe-se, o preço médio do gasóleo simples era de 1,822 €/litro, ao passo que a gasolina simples 95 era de 1,712 €/litro, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia.
A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em novembro terminou na quinta-feira no mercado de futuros de Londres com uma subida de 1,30%, para os 89,15 dólares.
O Brent recuperou nessa sessão, apesar de não ter superado a barreira dos 90 dólares, patamar para o qual baixou na quarta-feira pela primeira vez desde fevereiro, ou seja, desde o início da invasão russa da Ucrânia.
A partir de outubro, sublinhe-se, as faturas de gasolina e gasóleo têm de passar, obrigatoriamente a conter, a menção da diferença entre o valor do ISP que seria cobrado sem o desconto bem como o valor deste imposto cobrado na transação.
O Governo decidiu que vai manter até ao final este ano uma redução da taxa do ISP equivalente à que resultaria da aplicação de uma taxa de IVA de 13% (em vez de 23%) sobre os combustíveis.
Leia Também: Fatura dos combustíveis vai passar a indicar desconto do ISP