Mais de metade (58%) dos consumidores portugueses alterou nos últimos seis meses a sua alimentação em consequência da subida da inflação, indica um inquérito da Escolha do Consumidor, divulgado esta segunda-feira.
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação que se assinalou no domingo, a Escolha do Consumidor refere, em comunicado, que quis saber de que forma os consumidores portugueses estão a alterar o consumo de bens alimentares, face à subida generalizada dos preços e de que forma isso está a alterar o seu estilo de vida.
"Devido ao aumento generalizado dos preços, 61% dos consumidores assume que, inevitavelmente, teve de alterar a sua lista de compras. No que diz respeito ao tipo de alimentos que compram, 58% - mais de metade da população que integrou o estudo - alterou, nos últimos 6 meses, a sua alimentação sob consequência da inflação", pode ler-se.
Além desta conclusão, nos últimos seis meses todos os inquiridos sentiram um aumento nos seus gastos alimentares.
Cerca de 59% afirmou gastar entre 100 a 300 euros por mês, 27% disse que gasta entre 300 a 500 euros e 9% despende mais de 500 euros mensais, lê-se no comunicado.
Leia Também: Governo assegura que "não há nenhuma" alteração de alerta sobre ataques