O Infarmed já reconheceu que há "situações pontuais" de falta de medicamentos, apesar de, neste momento, todos terem uma alternativa no mercado. Se precisa de um medicamento que não encontra na farmácia, a linha telefónica 1400 pode ajudar.
"A linha 1400 permite encontrar uma farmácia que possa dar resposta a medicamentos de disponibilidade reduzida. Pode fazer o pedido de pesquisa por chamada telefónica ao ligar 1400 ou online ao preencher o formulário", explica a DECO Proteste.
Vale sublinhar, ainda assim, que o pedido de pesquisa só está disponível para medicamentos sujeitos a receita médica, "pelo que deve ter a guia de tratamento consigo enquanto preenche o formulário".
"Posteriormente, o serviço entrará em contacto consigo para informar sobre onde e quando o medicamento estará disponível", adianta a organização de defesa do consumidor.
Além disso, a linha 1400 permite também obter informações sobre farmácias com serviço de 24 horas e encomendar ou reservar medicamentos para evitar deslocações desnecessárias.
Na semana passada, recorde-se, o ministro da Saúde assegurou que todos os medicamentos em falta nas farmácias têm substitutos e adiantou que está a trabalhar com as entidades envolvidas neste processo para criar alternativas que mitiguem o número e a frequência destas faltas.
Também o Infarmed garantiu ao Notícias ao Minuto que, depois de terem sido reportados vários casos de escassez de medicamentos nas farmácias portuguesas, "neste momento, não há nenhum medicamento em rutura em Portugal que não tenha alternativa disponível".
Leia Também: Ministro diz que é preciso perceber causas do maior consumo de antibióticos