Portugal é o país europeu onde mais se valoriza o propósito do emprego, de acordo com o estudo 'European Work Voices 2022', realizado pela consultora de recursos humanos Kelly e divulgado esta segunda-feira.
"Em território europeu, é em Portugal onde mais se valoriza o 'propósito' do trabalho que se desempenha diariamente. Contudo, 38% dos portugueses assume não se sentir concretizado nesse aspeto", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Os resultados revelam que o "propósito associado ao trabalho é um parâmetro crucial para os portugueses, encontrando-se acima da média global de valorização deste aspeto".
"À pergunta 'Qual o grau de importância do propósito no trabalhado, numa escala de 1 a 10?', os portugueses apresentaram uma média de resposta de 9.1, enquanto a média europeia se fixou nos 8.8", pode ler-se.
Por outro lado, "é também possível perceber que Portugal se encontra muito abaixo da média global (71%) no que toca a encontrar este propósito. Dados mais preocupantes revelam que, nas idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos, apenas cerca de metade dos colaboradores conseguem sentir algum propósito do seu trabalho".
Este estudo tem por base um inquérito realizado numa amostra de mais de 5.600 inquiridos, de oito países diferentes e a trabalhar em 15 indústrias distintas. Em Portugal, a amostra foi de 1.530 trabalhadores.
Leia Também: Procura emprego. Cinco conselhos para uma pesquisa bem-sucedida