Em outubro de 2022, a dívida pública, na ótica de Maastricht, diminuiu 6,1 mil milhões de euros, para 273,8 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Banco de Portugal (BdP).
"Esta diminuição refletiu as amortizações líquidas de títulos de dívida (-6,6 mil milhões de euros), nomeadamente de obrigações do Tesouro", pode ler-se no comunicado do BdP.
O supervisor explica que, em sentido contrário, "as responsabilidades em depósitos aumentaram (0,6 mil milhões de euros), em resultado de emissões de certificados de aforro (1,4 mil milhões), parcialmente compensadas por amortizações de certificados do Tesouro (-0,7 mil milhões de euros)".
Os depósitos das administrações públicas reduziram-se 9,7 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 3,7 mil milhões de euros, para 254,2 mil milhões de euros.
Dívida pública diminuiu 6,1 mil milhões de euros em outubro. #estatisticas https://t.co/yoRzAcz8xt pic.twitter.com/8QkxpOxLTV
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) December 2, 2022
O que é a dívida pública?
A dívida pública, refira-se, "corresponde às responsabilidades financeiras do setor das administrações públicas e é um dos indicadores macroeconómicos mais relevantes utilizado para avaliar a saúde financeira das administrações públicas de um país e, frequentemente, do próprio país como um todo".
"Existem várias formas de medir a dívida pública. Em Portugal, e nos outros países da União Europeia (UE), utiliza-se uma definição harmonizada que é, comummente, designada por 'dívida de Maastricht'", nota o BdP.
[Notícia atualizada às 11h10]
Leia Também: A dívida pública e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia