Cerca de dois terços dos portugueses considera que as opções de transporte mais sustentáveis são atualmente mais importantes que em contexto anterior à crise e 40% pretendem substituir o seu carro, segundo um inquérito hoje anunciado.
O estudo, conduzido pela plataforma de mobilidade Free Now, refere que os inquiridos esperam que o Governo "adote novas medidas para uma mobilidade mais sustentável, nomeadamente através da melhoria de infraestruturas (35%) e a disponibilização de incentivos para uma transição para carros elétricos (27%)".
"A principal ilação a retirar destes dados é que existe uma relação direta entre a evolução do custo de vida e inflação e as escolhas de mobilidade dos portugueses, acompanhadas por uma maior consciencialização à importância de uma mobilidade mais sustentável", apontou o gestor da Free Now Bruno Borges, citado numa nota enviada às redações.
E acrescentou: "É interessante perceber que existe uma preocupação cada vez maior por opções mais limpas de transporte, ainda que o contexto mais adverso possa também ser decisivo para precipitar esta mudança de comportamentos e/ou mentalidades. Não é por acaso que somos o mercado com maior percentagem, cerca de 20%, de viagens feitas através de veículos elétricos".
Leia Também: Mais de duas dezenas de estradas cortadas no país devido ao mau tempo