SATA realiza hoje voo de reforço com bens para a ilha das Flores

A transportadora aérea açoriana SATA vai realizar, ao início da tarde de hoje, um voo de reforço com 800 quilos de bens perecíveis para a população da ilha das Flores, nos Açores, disse o Governo Regional.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
16/12/2022 12:29 ‧ 16/12/2022 por Lusa

Economia

SATA

 "Além do voo normal de hoje, que transporta 1.800 quilos de carga de bens perecíveis, a SATA vai realizar um voo de reforço apenas para transporte de mercadoria", disse à agência Lusa o diretor regional da Mobilidade, Rui Coutinho.

De acordo com o responsável, o aparelho, que sairá de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) por volta das 14h30 locais (15h30 em Lisboa) "vai colocar na ilha das Flores mais 800 quilos" de mercadoria, nomeadamente "bens perecíveis e produtos frescos, como iogurtes, leite e fruta, bens que sejam necessários para a população, no imediato".

"Faço um apelo aos comerciantes para que, junto dos transitários, façam chegar os bens às cargas da SATA para serem transportados para as Flores", referiu o governante que esteve na quarta-feira no porto das Lajes das Flores.

Na quinta-feira, o navio de transporte de mercadorias para as Flores não conseguiu descarregar a carga porque o porto está "praticamente sem quebra-mar", após a destruição agravada pela tempestade de sábado, segundo disse o capitão.

Segundo o capitão do porto da Horta e Santa Cruz das Flores, João Mendes Cabeças, o navio "ainda chegou a atracar, mas ao fim de cinco minutos tinha partidos dois cabos de amarração e não conseguia operar", pelo que voltou para trás.

O capitão acrescentou à Lusa que "a operação portuária está comprometida" e dependente das condições do mar, sendo que "qualquer ondulação tem uma grande influência no porto" de Lajes das Flores.

O diretor regional da Mobilidade adiantou hoje à Lusa que "na próxima quarta-feira", o navio "deverá voltar outra vez às Flores" para uma nova tentativa de atracagem.

Em 21 de outubro a operacionalidade do porto das Lajes das Flores foi reposta com a primeira atracação do navio "Monte da Guia" na nova ponte-cais, entretanto construída.

O projeto do porto para repor "definitivamente" a capacidade portuária da infraestrutura das Lajes das Flores tem previsão de lançamento de procedimento concursal no primeiro trimestre de 2023 e a obra deverá ficar concluída até final de 2028.

Na quarta-feira Rui Coutinho disse à Lusa que o mau tempo não vai colocar em causa a calendarização do projeto de beneficiação em curso, na sequência da destruição provocada em 2019 pela passagem, no local, do furacão Lorenzo.

O projeto do porto para repor "definitivamente" a capacidade portuária da infraestrutura das Lajes das Flores tem previsão de lançamento de procedimento concursal no primeiro trimestre de 2023 e a obra deverá ficar concluída até final de 2028.

Leia Também: SATA Air Açores reforça voos de Ponta Delgada para Pico e Faial

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas