O Metropolitano de Lisboa (ML) anunciou, esta terça-feira, que adjudicou à empresa Kone Portugal Elevadores uma empreitada na estação Baixa-Chiado para substituição de quatro escadas mecânicas e modernização de mais três.
"Com um valor total de 1.470.047 euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor), esta é mais uma obra que se insere no vasto plano de adaptação e modernização das estações que o Metropolitano de Lisboa tem vindo a concretizar no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, com o objetivo de alcançar o princípio de 'Acessibilidade e Mobilidade para Todos'", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
A empresa explica que as escadas mecânicas que vão ser substituídas dão acesso à Rua do Crucifixo e as que vão ser modernizadas dão acesso ao Largo Chiado.
"O contrato para estas intervenções será assinado logo que estejam cumpridos todos os trâmites legais da adjudicação, nomeadamente apresentação de documentação e garantias bancárias", pode ler-se.
O Metro explica que, no âmbito das intervenções de beneficiação de acessibilidades e modernização de equipamentos mecânicos, já realizou um investimento total de "cerca de 5,12 milhões de euros".
Além disso, prevê que até 2025 venha a ter 52 estações com "acessibilidade plena".
Em outubro, recorde-se, uma foto de idosos parados na escada do metro da Baixa-Chiado gerou revolta nas redes sociais.
Em resposta à publicação, o Metropolitano de Lisboa emitiu um comunicado e garantiu que, até ao final do mês de outubro, todas as escadas mecânicas da estação Baixa-Chiado estariam em "pleno funcionamento".
De acordo com o Metropolitano de Lisboa, as sucessivas avarias acontecem devido não só ao desgaste acumulado pelo tempo, sobreutilização da estação e antiguidade dos equipamentos, bem como a atos de vandalismo.
Leia Também: Foto de idosos parados em escada do metro da Baixa-Chiado gera revolta