O Metropolitano de Lisboa vai crescer nos próximos anos e a previsão é que ligue Odivelas a Loures em 2025. O plano está em consulta, mas já se conhecem as estações que poderão nascer com este alargamento.
De acordo com o 'Estudo de Impacte Ambiental do Projeto da Linha Violeta', esta Linha de metro ligeiro engloba das 19 estações.
"A Linha Violeta apresenta um desenvolvimento com cerca de 13 km de extensão, predominantemente à superfície (8,6km), mas também com troços em trincheira (0,4km), em viaduto (0,4km) e quatro troços em túnel (aproximadamente 3,7km)", pode ler-se no documento.
Destas 19 estações, três são estações subterrâneas, duas em trincheira e 14 à superfície. Onze estações estarão localizadas no concelho de Loures e oito no concelho de Odivelas.
Localização, designação e tipologia das estações© Reprodução do resumo não técnico do ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL
Qual é o plano?
Linha violeta© Reprodução do resumo não técnico do ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL
É ainda referido que o "traçado proposto tem como objetivo servir os grandes núcleos populacionais de Loures e Odivelas, fazendo a ligação entre as freguesias com maior densidade urbana e ligando os mais importantes polos de serviços e comércio".
Leia Também: Prosseguem obras no metro de Lisboa e túnel já chegou a Santos. Ora veja