Um salário de mil euros perde 83 euros com a inflação, de acordo com um simulador da Pordata. Quer isto dizer que mesmo que tenha recebido um ordenado de mil euros, o seu poder de compra é de 917 euros.
"Pode ter recebido um salário de mil euros, mas o seu poder de compra é de apenas 917 euros", revela a Pordata, numa publicação partilhada nas redes sociais.
Qualquer trabalhador pode simular o impacto da inflação no seu salário nesta ferramenta da Pordata, que tem por base os dados do Índice de Preços no Consumidor (IPC) de janeiro.
"Esta ferramenta permite converter um determinado montante, utilizando o valor mensal do IPC. Trata-se de transformar valores a preços correntes/nominais em valores a preços constantes/reais, descontando a inflação. O cálculo é efetuado com base no último valor mensal do índice divulgado pelo INE", pode ler-se.
A taxa de inflação terá desacelerado, pelo terceiro mês consecutivo, para 8,3% em janeiro, de acordo com a estimativa divulgada pelo INE, na semana passada.
Leia Também: Preços? Taxa de inflação abranda (pelo 3.º mês consecutivo) para 8,3%