"Dar músculo" à execução: Adiantamento das verbas do PRR reforçado

O secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, anunciou hoje um aumento de 10 pontos percentuais, para 23%, do nível de adiantamento das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para "dar músculo" à execução dos projetos.

Notícia

© Governo

Lusa
21/02/2023 12:03 ‧ 21/02/2023 por Lusa

Economia

secretário de Estado da Economia

 

"dummyPub">

"Vamos reforçar os níveis de adiantamento e de pagamento nas agendas [mobilizadoras do PRR]. Uma das medidas que estamos a implementar é de aumentar o nível de adiantamento em mais 10 pontos percentuais, para que todas as agendas tenham um volume adicional de verbas para arrancarem os seus investimentos, por exemplo", afirmou o governante em declarações aos jornalistas à margem de uma visita às empresas portuguesas presentes na feira de calçado MICAM, em Milão.

Salientando que o executivo pretende "concluir o processo de negociação e contratar as 53 agendas a muito breve prazo", Pedro Cilínio explicou: "No âmbito do PRR temos uma regra de adiantamento de 13% e, com uma negociação com o colega da área do Planeamento e com a estrutura de missão Recuperar Portugal, identificámos a possibilidade de aumentarmos em 10 pontos percentuais o nível de adiantamento inicial que as agendas podem receber".

De acordo com o secretário de Estado, este reforço "terá de ser feito em dois momentos, por questões de gestão de tesouraria":

"Porque nós vamos receber 13% inicialmente e o que podemos fazer é aplicar esses 13% e ir buscar uma nova tranche de adiantamento para entregar às empresas", detalhou.

Segundo Pedro Cilínio, "isto permite, no global, que num prazo a seguir à contratação, no máximo, de três meses, uma agenda terá 23% do dinheiro do PRR na sua mão para dar o músculo de execução a estes projetos que é muito importante".

Leia Também: Confiança no investimento na Alemanha sobe de novo em fevereiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas