Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Há um 'teto' máximo no apoio para quem tem crédito à habitação

Bonificação do encargo com juros (ao longo de 2023) terá um limite anual de cerca de 720 euros. Ora, o plano vai estar em consulta pública até ao dia 10 de março, o que significa que, a entrar em vigor nesse mês, o apoio em causa será, no máximo, de cerca de 72 euros mensais.

Há um 'teto' máximo no apoio para quem tem crédito à habitação
Notícias ao Minuto

08:37 - 22/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia empréstimos

No âmbito das medidas para a habitação, anunciadas pelo Governo na semana passada, está previsto um apoio para quem tem crédito à habitação. Esta ajuda, sublinhe-se, tem um 'teto' máximo de cerca de 720 euros por ano.

Em causa está uma "nova medida temporária para bonificar o encargo com juros nos créditos hipotecários, para famílias com rendimentos até ao 6.º escalão e créditos até 200 mil euros".

Na prática, este apoio será atribuído "através da compensação de metade do excesso do indexante de referência face a 3% até um limite anual de 1,5 IAS (~720€)", explica o Executivo. 

Ora, o plano vai estar em consulta pública até ao dia 10 de março, o que significa que, a entrar em vigor nesse mês, o apoio em causa será, no máximo, de cerca de 72 euros mensais

Além desta medida, recorde-se, os bancos vão ser obrigados a disponibilizar oferta de taxa fixa no crédito à habitação.

O programa Mais Habitação já está disponível para consulta, com "as principais explicações" de cada uma das medidas aprovadas pelo Governo na quinta-feira, podendo ser apresentadas "sugestões" que serão avaliadas pelo executivo, anunciou o Ministério da Habitação.

O documento pode ser consultado aqui e "contém para já as principais explicações de cada uma das medidas aprovadas pelo Governo, de forma a facilitar a participação pública por parte dos cidadãos".

Leia Também: Tudo sobre o pacote para a habitação (e já pode dar "sugestões")

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório