Vendeu uma casa a partir de 2022? Pode estar isento de mais-valias

Sabia que, se vendeu uma casa entre 2022 e 2024, pode estar isento de pagar as respetivas mais-valias? Esta é uma medida de apoio à habitação por parte do Governo. O Poupança no Minuto explica os requisitos que implica.

Notícia

© x

Notícias ao Minuto
03/01/2025 11:00 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Economia

Poupança no Minuto

Precisa de vender um imóvel ou comprar outro? Conte com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto para o ajudar com estes processos, tratando de toda a burocracia e comunicação com os bancos por si, sem qualquer custo.

 

Quais os requisitos para estar isento de mais-valias de uma casa que vendi? 

Devido ao panorama atual que atravessamos de crise habitacional, estão em vigor diversas medidas que apoiam os portugueses. Inclusive uma lei relativa às mais-valias, que ajuda proprietários que tenham vendido casas a partir de 2022. 

Seja venda de segundas casas ou terrenos para construção, durante 2022 até 2024, os vendedores podem ficar isentos de pagar as mais-valias. Isto caso o valor da venda seja direcionado a amortizar um crédito de habitação própria e permanente. 

A Lei 56/2023 foi aprovada a outubro de 2023, juntamente com outras medidas de apoio à habitação, tal como um regime especial e transitório para a tributação de mais-valias. 

Então, ficam isentos da tributação em sede de IRS os valores provenientes da transmissão onerosa de terrenos para construção e de imóveis que não sejam com finalidade de habitação própria e permanente do sujeito passivo ou respetivo agregado familiar.  

Para ter direito à isenção, contudo, tem de respeitar dois requisitos: sendo que o valor ganho com a venda, depois de amortizado o crédito habitação concedido para a aquisição do mesmo, deve ser aplicado na amortização de outro crédito habitação, mas de finalidade própria e permanente do sujeito passivo ou respetiva família; bem como efetuar esta aplicação no espaço de três meses a partir da data da venda. 

As vendas incluídas no direito a esta isenção são todas as que decorreram desde 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024

Precisa de ajuda com o crédito habitação nestes processos de venda e/ou compra de casa? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto encontram as soluções mais vantajosas para si, através de um serviço sem custos! Entre em contacto direto com um intermediário ou simule já o financiamento ideal aqui.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas